Poodle - A História da Raça mais Querida ! - Primeira Parte – Guaipeka
Poodle - A História da Raça mais Querida !
Poodle - A História da Raça mais Querida !

Poodle – A História da Raça mais Querida ! – Primeira Parte

Poodle – A História da Raça mais Querida !

Poodle – A História da Raça mais Querida ! Eles são com toda a certeza uma das raças de cães mais queridas e populares de todo o mundo e sua docilidade, carinho e companheirismo, impacta profundamente o coração daquele que decide adotar um para ser seu fiel amigo !!

O Poodle é um cãozinho extremamente fiel ao seu dono e companheiro está sempre bem disposto a agrada-lo.

Com ele jamais tem “tempo ruim”, pois toda hora, é hora para estar bem juntinho pedindo um carinho !!

História da Raça

O Poodle ou caniche em francês é uma raça que acredita-se ter vindo da Alemanha, sendo chamados de “Pudel” ou “Pudellin” que em uma tradução livre significa “chafurdar”, ou seja brincar na água e/ou lama, porém conforme a Federação Internacional de Cinofilia o cão teria vindo da França.

Apesar da discussão, historiadores dizem que é mais provável ter acontecido na França, pois era conhecido como o Chien Canard ou “cão pato” por ter uma grande habilidade de nadador e caçador de patos, outras versões contam que o Poodle seria um descendente de Barbet, um cão da África do Norte que mais tarde teria penetrado na Europa.

Mesmo que sua origem seja discutida a sua antiguidade não é discutível, pois esse Guaipeka ainda é retratado no quadro de De Vos que representa Tobias acompanhado de um Poodle.

No ano de 1787 foi que Bethoven teria composto a “Elegia à morte de um Poodle”. Além disto, Goethe imortalizou o Poodle na história de Fausto, pois é na forma de um Poodle que Mefistófeles aparece no palco.

Existem ainda uma série de pinturas, gravuras e livros que abrangem uma história de mais de 400 anos. É possível se encontrar uma gravura com data de 1529 onde Ceres juntamente a um lago está acompanhada de um Poodle de pelo trimado.

Já no quadro “The dancing Boy”, de Stern, de 1635 é possível se visualizar um Poodle Branco. Existe ainda uma gravura de 1812 onde Napoleão aparece em uma cena retornando de suas guerras sendo recebido por sua esposa e também seu Poodle.

O mais interessante de todas estas gravuras é que em quase todas ele aparece com o corte Leão. O que demonstra que esta é a forma mais tradicional de pentear seus pelos.

Sua Importância

Voltando as origens do cão, os estudiosos acreditam que os ancestrais do Poodle de hoje podem ser encontrados  na Alemanha e na Rússia. Recentemente algumas pesquisas sobre a raça garantem que da Alemanha o cão da raça Poodle teria sido levado para a Inglaterra.

E com isso eles teriam sido grandes responsáveis pelo desenvolvimento de suas outras variedades a partir do antigo pudel médio alemão. Foi assim então que se obteve a versão gigante do cão que era utilizado como guardião.

Já o Poodle pequeno teria sido utilizado como cão de companhia bem como localizador de trufas. Graças ao seu faro e que então teria sido importado pelos franceses para realizar a utilização na mesma tarefa. Ainda uma segunda versão de acordo com a teoria dos franceses, foi desenvolvido outro tipo de Poodle.

O cão trufeiro, que mais tarde teria sido importado para a Inglaterra. Aos que defendem esta teoria citam inclusive que foram os franceses que desenvolveram as variedades do Poodle. E teriam lhe projetado mundialmente o transformando em um excelente cão para companhia.

A partir do ano de 1874 foi que o Poodle se tornou uma raça oficial no Livro de Origem do Kennel Club da Inglaterra.

O que teria estimulado a fundação também do primeiro clube representante da raça em 1876. Com relação a sua tosa, existem indícios que estas variedades surgiram na Alemanha na época do Pudellin. Utilizado no pastoreio, e a lenda cita que o corte Leão serviria para assustar aos lobos.

Já na França ele era tosado para facilitar a sua movimentação na água para a caça das aves aquáticas. Assim deixaria seus pelos somente nas partes que precisava de proteção contra as baixas temperaturas da água. Essas regiões onde os pelos ficavam, eram em torno dos rins, pulmões e também articulações.

 

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VER A PRIMEIRA PARTE DESSE ARTIGO SOBRE OS POODLE’S !

Poodle - A História da Raça mais Querida !

Sobre guaipeka

Check Also

A História da Raça Poodle - A História da Raça mais Querida !mais Querida

Poodle – A História da Raça mais Querida ! – Segunda Parte

Poodle – A História da Raça mais Querida ! Poodle – A História da Raça ...

Um comentário

  1. Quero parabenizar a criação deste site. Momento de conhecer as características do nosso animalzinho de estimação, dentre outras coisas tão importantes que estão em andamento. Adorei! Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se no Guaipeka !

Receba conteúdos especiais e promoções exclusivas em seu e-mail !
Inscreva-se
SUBSCRIBE NOW