O que é a Cinomose ? – Guaipeka

O que é a Cinomose ?

O que a Cinomose é ?

A cinomose é uma doença causada pelo vírus da cinomose canina (CDV). Trata-se de uma enfermidade cosmopolita, que afeta várias espécies de carnívoros, entre eles, os cães domésticos, o vírus, que é altamente contagioso, está amplamente disseminado e é responsável por altos índices de mortalidade.

A transmissão se dá pela inalação de aerossóis com partículas virais expelidas pelo animal doente, que após a entrada no organismo, o vírus se instala no trato respiratório e começa sua replicação nas células. Os cães com resposta imune deficiente podem apresentar a  forma aguda da doença, podendo levar à morte.

Existe também o desenvolvimento da versão subclínica, tornando-se animais persistentemente infectados. Estima-se que mais de 50% das infecções em cães seja subclínica, o que significa que o número de infectados seja superior ao de animais doentes.

Quais são os Sintomas ?

Os sinais clínicos aparecem após 3 a 6 dias do contato inicial com o agente, e se iniciam com febre, descarga nasal, vômitos, tosse, conjuntivite, diarreia e apatia.

Há ainda a forma neurológica da doença, que se desenvolve em cães após os sinais sistêmicos ou ainda quando há infecção oportunista. Esta apresentação é bastante grave, geralmente resultando em morte em 30 a 80% dos casos, ou do contrário, causando sequelas.

O diagnóstico é feito a partir dos sinais clínicos e através da visualização de corpúsculos de inclusão, denominados corpúsculos de Lentz. O teste imunoenzimático, ou ELISA, também é usado para obtenção do diagnóstico da cinomose através da mensuração de anticorpos específicos .

O vírus da cinomose canina afeta cães de todas as idades, porém, os animais imunocomprometidos ou filhotes entre 3 e 4 meses não vacinados são mais susceptíveis à infecção.

É considerada como uma das principais causas de morte e razão para eutanásia entre os cães, representando 12,4% dos casos. A cinomose pode ser evitada com a vacinação periódica dos cães e por medidas básicas de higiene em locais com aglomerações de animais.

No Brasil, existem poucos estudos sobre a epidemiologia da doença, porém existe um estudo realizado no Rio Grande de Sul, onde foi constatado que 11,7% dos animais encaminhados à necropsia tinham infecção causada pelo vírus da cinomose canina e que a maior incidência da doença ocorre em épocas de temperaturas mais amenas.

Em Santa Maria, cidade do mesmo Estado, foi encontrada prevalência de 27,3% de anticorpos contra a doença em cães não vacinados. Fatores relacionados ao sexo e raça não mostraram resultados significativos na prevalência da cinomose .

Sobre guaipeka

Check Also

DESCUBRA A MELHOR MANEIRA DE CUIDAR DE SEU PET!

DESCUBRA A MELHOR MANEIRA DE CUIDAR DE SEU PET!

DESCUBRA A MELHOR MANEIRA DE CUIDAR DE SEU PET!   Nossos guaipekas merecem todo o ...

Viaje com seu pet para qualquer país do mundo!

Viaje com seu pet para qualquer país do mundo! Todas as pessoas que tem um ...

Como ensinar meu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo ?

Como ensinar meu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo ? Não é ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se no Guaipeka !

Receba conteúdos especiais e promoções exclusivas em seu e-mail !
Inscreva-se
SUBSCRIBE NOW