Você conhece a Babesiose ? – Guaipeka

Você conhece a Babesiose ?

babesiose

 

O que é Babesiose ?

Babesiose canina é uma doença mundialmente distribuída, que ocorre na maioria dos vertebrados e  seu principal causador é o carrapato Rhipicephalus sanguineus, ou carrapato vermelho do cão.

Ele é  mais frequente em cães errantes e domiciliados, responsável por cerca de 83% das infestações por ectoparasitas, e pode ser encontrado em todas as regiões geográficas do Brasil, acometendo em torno de 52% dos cães .

A transmissão ocorre quando os carrapatos adquirem o parasita pela  ingestão de sangue infectado, transmitindo ao cão por meio da saliva durante o novo repasto sanguíneo.

Os sinais são bastante variados e estão relacionados com a situação imune do hospedeiro, enquanto alguns cães não apresentam sinais clínicos outros apresentam a doença na forma grave, podendo ser fatal, devido a isso, o diagnóstico por meio dos achados clínicos pode ser difícil, sendo necessário o exame microscópico por visualização do parasita em esfregaço sanguíneo e a sorologia são as melhores formas para obter o diagnóstico definitivo da babesiose.

Situação da Doença no Brasil

No Brasil a sua incidência é maior em cães adultos, embora jovens expostos aos carrapatos também estejam susceptíveis à infecção, o que significa que o risco cresce com o aumento da idade .

cachorro com babesia apresenta anemia, febre, perda de apetite, depressão, palidez nas mucosas e possíveis problemas na coagulação do sangue. Este é o ponto onde a doença é mais traiçoeira, pois o animal, normalmente, só começa a apresentar sinais como febre e perda de apetite quando a doença já está bem avançada, já com uma anemia importante.

Não foram descritas predileções relacionadas ao sexo e raça dos animais infectados. A higiene e limpeza dos cães são responsabilidade dos donos, cabe a eles sempre checar se o banho, a tosa e a escovação foram bem feitos, dessa forma, as possibilidades de contaminação com os carrapatos, podem ser minimizadas.

Além disso, a atenção aos sintomas pode garantir o tratamento da babesiose logo em seu início, pois existem no mercado diversos remédios para carrapato e, como os antipulgas, nas mais diversas apresentações.

Além disso, existem as opções para acabar com carrapatos no ambiente onde o guaipeka vive.

 

 

Sobre guaipeka

Check Also

DESCUBRA A MELHOR MANEIRA DE CUIDAR DE SEU PET!

DESCUBRA A MELHOR MANEIRA DE CUIDAR DE SEU PET!

DESCUBRA A MELHOR MANEIRA DE CUIDAR DE SEU PET!   Nossos guaipekas merecem todo o ...

Viaje com seu pet para qualquer país do mundo!

Viaje com seu pet para qualquer país do mundo! Todas as pessoas que tem um ...

Como ensinar meu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo ?

Como ensinar meu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo ? Não é ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se no Guaipeka !

Receba conteúdos especiais e promoções exclusivas em seu e-mail !
Inscreva-se
SUBSCRIBE NOW